Está tendo problemas para começar?
Frases como “É tão difícil”, “Isso vai demorar muito” “Não sei por onde começar” são constantemente usadas pelos meus clientes. E essas palavras não são tão animadoras, não é mesmo?
Segue 5 estratégias práticas para você destravar, começar e permanecer nas suas atividades.
1. Tenha em mente que todo pequeno passo já é um progresso
Tenha em mente que, mesmo um progresso mínimo que seja em direção a uma meta, pode ajudá-lo a destravar e começar a avançar para alcançá-la. Escolha uma pequena parte da meta e simplesmente comece.
Algumas pessoas se motivam pelo que é mais desafiador. Alguns teóricos indicam sim começar pelo mais difícil. Porém, sinceramente, não importa muito por onde começar, contanto que você simplesmente comece. Mesmo os pequenos fragmentos de progresso em direção à meta podem estimulá-lo a se sentir mais otimista quanto ao alcance do objetivo e ao seu potencial. E então, esses pequenos avanços – como tijolos em um muro que você vai construindo, um por um – começam a fazer sentido e a construir o seu grande objetivo.
2. Comece
Depois de começar a tarefa, você descobrirá que “não é tão ruim assim” como você esperava ou temia. Às vezes, depois de começar, você pode até desejar ter começado antes. Por exemplo, digamos que João tem um projeto com prazo de entrega para dali a uma semana. Ele se sente travado e está evitando o projeto. Finalmente, ele se permite dar o primeiro passo.
Dia 1: Ele abre um arquivo e digita um título provisório e a data. Salva.
Dia 2: Ele anota algumas idéias simples – rascunha e pesquisa informações na internet.
Dia 3: Ele liga para um colega para trocar informações e dá mais corpo ao projeto.
Dia 4: Ele edita o arquivo e o envia para um colega ou mesmo o chefe dar uma olhada.
Dia 5: Ele termina o projeto – após obter feedbacks e comemora em seu tempo livre, se recompensando pela conquista de mais um projeto realizado.
3. Divida as tarefas em pedaços menores e do tamanho certo.
3.1 Busque uma compreensão total do que é preciso para concluir a tarefa com eficácia e no prazo.
3.2 Divida as etapas fazendo uma lista do que precisa ser feito para atingir seu objetivo.
3.3 Ao dividir a tarefa em etapas pequenas, gerenciáveis e razoáveis - seja honesto consigo mesmo sobre o que pode realizar em um determinado período de tempo e mãos à obra!
3.4 Permita-se o relaxamento e algumas recompensas conforme você completa as etapas. 3.5 Acompanhe seu progresso e ajuste as tarefas, seus compromissos e recompensas conforme necessário.
4. Planeje-se pensando no futuro
Prepare-se com antecedência para o caso de dificuldades imprevistas. O planejamento estimula a sua capacidade de superar desafios e mudar o pensamento de “Não posso” e “Não quero” para “Posso” e “Sim, quero”, por exemplo.
Seguem situações que podem acontecer e como você pode se planejar para contorná-las:
“Se eu me sentir entediado ou estressado ao realizar esta tarefa, vou dar uma breve pausa, respirar e, então, voltar focar minha atenção e continuar”.
“Para não correr o risco de me desfocar, deixarei as notificações do telefone desligadas e seguirei no que estiver fazendo”.
“Se eu sair da minha dieta, então vou fazer um dia de detox e retomar a ela no dia seguinte”.
Se preparando com antecedência, antecipando-se aos imprevistos, você consegue controlar melhor as suas atividades e, consequentemente, os seus resultados!
5. Invista no seu bem-estar conforme você progride
O seu bem mais valioso é você mesmo. Então invista tempo e energia em seu autocuidado. Dormir bem, fazer exercícios adequados, comer de forma saudável e fazer uma pausa para meditar ou para se dedicar a um hobbie são ótimas pedidas!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.