Segundo uma avaliação realizada pela Microsoft Office, as pessoas trabalham cerca de 45 horas por semana e consideram 28 dessas horas (62%) produtivas. Mais de um terço do dia de trabalho, então, pode não ser produtivo, havendo procrastinação e falta de organização.
Aqui estão algumas dicas para melhorar a produtividade:
1 – Se prepare, se antecipe
O planejamento à noite antes de dormir ou pela manhã é uma das melhores maneiras de organizar o dia. Ter uma programação dá orientação, direção, pode motivar e diminuir a ansiedade.
2 – Comece pelo mais difícil
Se há uma atividade que você tem mais resistências a fazer, considera mais difícil ou não é divertida, realize-a logo que possível. Em seguida, se sentirá mais capaz e recompensado, além de mais tranquilo, porque as tarefas seguintes são mais simples ou fáceis.
3 – Planeje as distrações
É ok se distrair, aliás, é uma das formas mais eficientes de aliviar tensão (ansiedade, estresse…). O problema acontece quando você não coloca limite e acaba trocando tempo de trabalho por ocupações menos importantes. Costumo usar a técnica “pomodoro”, em que produzo 50 minutos e descanso 10, podendo fazer o que eu quiser nesse tempo. Em seguida retomo o foco.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.