Orientação Profissional para Descobrir e Escolher a Profissão ou Carreira Ideal

O momento da definição profissional pode promover muitas angústias e incertezas uma vez que, é provável que se passe boa parte da vida desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas realizadas.

Sendo assim, com o propósito de auxiliar jovens estudantes e profissionais a escolherem com mais segurança a profissão que lhes satisfaça e o caminho mais condizente com a sua realidade e seus interesses que propõe-se o meu trabalho de Orientação Profissional.

Estima-se que 72% dos profissionais estão infelizes na carreira atualmente; e o processo de orientação proposto visa promover a qualidade vida e trabalho de atuais e futuros profissionais, atores sociais. Além disso, busca-se diminuir a desistência no curso escolhido durante os primeiros anos da universidade, estimada em, aproximadamente, 40% de evasão, em todo país, evitando, também, o sentimento de fracasso, desgaste de energia e desperdício de investimentos. Essa evasão está cada vez maior, assim como a quantidade de cursos oferecidos nas diversas instituições educacionais.

Logo, o indivíduo, como protagonista nesse cenário, precisa conhecer esta realidade a fim de que identifique que há casos em que é importante ter mais clareza sobre si, suas opções e escolhas, para transformar esta realidade que não é apenas individual, mas social.

Costa (1998) afirma que o trabalho é uma das principais fontes de prazer das pessoas. Elas procuram no trabalho a realização pessoal, que envolve a identificação com o trabalho, a motivação com o ambiente, o gosto pelo que faz e a satisfação de desejos. A ideia de trabalho pode ser vista como um meio de aperfeiçoar talentos e potencialidades, possibilitando a construção do desenvolvimento humano, social e econômico, bem como forma de libertação e dignidade.

Margarida (1995) destaca que a escolha se dá quando o jovem atinge um conceito de si mesmo e começa a pensar e se identificar com determinadas atividades e papéis. Escolher, no entanto, implica em perdas, logo, é um momento de dúvidas, inseguranças, riscos e conflitos na vida do jovem (BOCK, 2002). Muitas vezes, por isso, ao longo da vida, a carreira é questionada e o indivíduo sente a necessidade de saber mais sobre si, a fim de ter maior realização pessoal e profissional em sua vida.

Vale ressaltar que a orientação profissional não é milagrosa, mas ela visa sim, auxiliar a pessoa indecisa a tomar decisões de forma mais consciente, reflexiva e segura.

 

OBJETIVOS DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL:

Facilitar o autoconhecimento e a reflexão sobre os aspectos envolvidos na escolha profissional a fim de promover a ampliação da visão sobre si mesmo e as possíveis escolhas, havendo foco na escolha de acordo com o que o indivíduo deseja e o que é possível de acordo com as possibilidades existentes.

Objetivos Específicos:

* Promover o autoconhecimento e a autodescoberta;
* Desenvolver e reconhecer seu potencial e papel social;
* Sensibilizar acerca de aspectos que envolvem a escolha profissional;
* Aprofundar as possíveis profissões, identificadas durante o processo de orientação;
* Buscar a escolha mais assertiva considerando os aspectos envolvidos.

Converse com a especialista: (21) 98712-3904 / contato@alinesaramago.com

Referências:
BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: editora Cortez, 2002.
COSTA, Antonio Carlos. O jovem e o futuro profissional. Recife: CEPE, 1998.
MAGGI, Leticia. Metade dos jovens escolhe carreira sem conhecer profissão. Portal da Revista Veja (Editora Abril). mai. 2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/educacao/metade-dos-jovens-escolhe-carreira-sem-conhecerprofissao/> Acesso em: 28 abr. 2017.
SALDAÑA, Paulo. Mais universitários trancam curso do que concluem graduação.
Portal Folha de São Paulo. mar. 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/03/1747061-mais-alunos-trancam-curso-doque-concluem-graduacao.shtml> Acesso em: 28. abr. 2017.
SIMAS, Anna. As graduações campeães de desistência. Portal Gazeta do Povo. abr. 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/ufpr/asgraduacoes-campeas-de-desistencia-26khijqty1gurtas1veawhyz2>. Acesso em: 28 abr. 2017.
SOARES, Dulce Helena Penna. Pensando e vivendo a Orientação Profissional. São Paulo: Summus, 1993.
SOARES, D. H. P.; KRAWULSKI, E. Modalidades de trabalho e utilização de técnicas em orientação profissional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, D. H. P. et al. Orientação vocacional ocupacional . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. cap. 20
VALOR. 72% das pessoas não gostam do seu trabalho, aponta pesquisa. Portal UOL. mai. 2013. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/empregos-ecarreiras/noticias/redacao/2013/05/08/72-das-pessoas-nao-gostam-do-seu-trabalho-apontapesquisa.htm> Acesso em: 28 abr. 2017.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.