A confiança é um ingrediente importante nas equipes e organizações de alto desempenho. Ela reduz os atritos no ambiente de trabalho, melhorando a qualidade de vida de todos. Onde há confiança, há menos esforço no lidar com as pessoas – e maior energia e dedicação para resolver problemas e realizar o trabalho diário.
Separei 3 ideias para aumentar a confiança no ambiente profissional:
1 – Prefira ser eficaz a querer estar sempre certo
Em ambientes de baixa confiança, chefes tentam desesperadamente estar certos ou ter todas as respostas na ponta da língua. E então, pode ser desafiador à equipe sentir confiança já que se sentem “errados” constantemente. Uma opção é mudar a mentalidade de “só confio quando estou certo” para “sou digno de confiança quando sou bom e útil aos outros”.
2 – Concentre-se na “franqueza respeitosa”
Muitos líderes anseiam pela aprovação daqueles com quem trabalham, supondo que, assim, a confiança será alta no grupo. Porém, estes podem, sem perceber, enviar sinais aos seus colegas de trabalho e funcionários de que quaisquer desacordos ou discórdias não são permitidos. Aqui é importante a consciência e a reflexão, para que todos possam participar e serem verdadeiros, aceitos e respeitados em suas visões e posicionamentos.
3 – Expresse-se!
Ser uma pessoa “emocional” pode significar descontrole, pode incomodar outras pessoas que não sabem lidar ou tem outros afazeres, e ainda pode fazer com que questionem a sua confiabilidade como pessoa e profissional. Ao mesmo tempo, ter pouca ou nenhuma expressão emocional também atrapalha na construção de laços. Busque equilibrar-se emocionalmente, se permitindo expressar-se de forma gentil. Ao sermos autênticos, as pessoas a se sentem mais conectadas conosco.
Pequenas ações podem diferenciar um profissional, uma empresa, uma relação.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.