É muito comum no meu consultório aparecerem pessoas que buscam realização profissional em suas vidas. Uma das formas mais efetivas de se atingi-la é fazendo a diferença, na vida das outras pessoas ou no mundo. Independente do trabalho realizado, se você não encontrar propósito no que faz, é possível que não se sinta realizado.
Segue algumas dicas na busca pela realização profissional:
1 – Não dependa do dinheiro para se sentir realizado.
O dinheiro é importante para vivermos e realizarmos cada vez mais, mas isso não significa que ao tê-lo, você irá automaticamente sentir a tão buscada realização. Muitas pessoas possuem muito dinheiro e estão deprimidas, ansiosas, angustiadas…
Tenha em mente que o dinheiro virá junto com a realização. Mas que, seja qual for a razão do seu mal estar, você pode ficar bem resolvido dentro de você. Se sentir um desconforto, um incômodo, busque ajuda. Não adianta esperar, porque tem coisas que precisam ser desenvolvidas ou não mudam. Você pode ficar bem internamente e ter muito dinheiro. Uma coisa não exclui a outra.
2 – Dedique-se verdadeiramente.
Uma pessoa realizada não necessariamente precisa trabalhar muito; mas sim de forma inteligente. Procure focar a cada atividade planejada e siga aprendendo na jornada.
3 – Saiba quando parar
Persistir nem sempre é a solução para tudo. Muitas vezes é mais sensato encontrar um novo projeto. Em momentos de indecisão, pergunte-se: “Meu tempo e dinheiro são melhor investidos mantendo o curso, a empresa, ajustando ou escolhendo um novo caminho?”
Nós temos o controle do nosso percurso, e é importante que saibamos quando devemos continuar em frente e quando está na hora de pisar no freio. ️
Vou lhes contar uma história… eu pensava que seria atriz. Fiz vááários cursos, mas em algum momento me perguntei: realmente é isso o que quero para a minha vida? Não era. Não era Arquitetura, que cursei 2 anos, não era Comunicação, que cheguei a me formar até. Tudo foi válido, amei as experiências. Mas soube quando já não fazia mais sentido insistir, porque simplesmente não era a minha praia. Hoje sou muito realizada na psicologia clínica, no coaching e na minha busca pessoal por evolução sempre.
E isso não foi fácil, mas se eu fiz, você também consegue! E o melhor, que não precisa, se não quiser, passar por tudo o que passei. Busque profissionais qualificados para ajudar você nessa busca. Orientadores profissionais. A orientação profissional ou vocacional quem cuida disso. Não é só psicoterapia, é uma especialização.
Desejo tudo de melhor para você no seu caminho. Estamos juntos!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.