Para muitas pessoas, é muito fácil assumir promessas, sem pensar se será possível honrar ou cumpri-las.
No calor da emoção ou por um otimismo exacerbado, a pessoa se compromete sem avaliar melhor se realmente conseguirá fazer. E quando ela não consegue realizar, perde a credibilidade com o próximo, além de perder a autoconfiança em si mesma.
Esse comportamento pode se repetir muitas vezes, sem que a pessoa tenha consciência do porquê dessa repetição, – que pode ser um sintoma da depressão, da ansiedade ou do estresse – podendo piorar a questão psicológica de quem promete e não cumpre, além de gerar nos outros decepção, chateação, sentimentos de traição, abandono, injustiça, por exemplo.
É importante que haja um planejamento, organizando as tarefas – seja em aplicativos, agendas, planners, listas, etc – e ajudando a sua mente a se manter focado no que realmente importa e sem se esquecer de nada que seja importante. Organize-as por ordem de prioridade, para saber o momento devido de realizar cada uma das atividades.
Procure focar em uma atividade de cada vez. Caso seja necessário, utilize alarmes no celular para ajudar na sua gestão de horários e manter a produtividade sempre em dia. Se a atividade levar menos de 5 minutos, realize-a logo, para sentir-se num fluxo de atividades contínuo.
Além disso tudo, saiba que você não está sozinho. Busque apoio social, seja de amigos, cônjuge ou até mesmo de um psicólogo. No caso de fazer psicoterapia, é possível compreender melhor o que está acontecendo, através de um diagnóstico e uma análise clínica mais aprofundada.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.