Mantendo o Foco no que Realmente Importa

A atenção é como uma combinação de holofote e aspirador de pó: ela ilumina o que há sob ela e, em seguida, suga para o seu cérebro – e para você.

Sendo assim, escolhendo em que colocar e manter a sua atenção, você poderá afastar o que é incômodo ou inútil (como a repetição de preocupações ansiosas, reclamações enfadonhas, etc.).

Mas, para obter um melhor controle ainda da sua atenção, para se tornar mais consciente e capaz de se concentrar, pode ser interessante superar alguns desafios. Um deles é lidar com os vários estímulos que recebemos diariamente, cujo resultado pode ser a sua distração diante de qualquer coisa pequena.

Você pode ainda:

1 – Afirmar a intenção de manter a atenção.
Se instrua gentilmente a focar na atividade, por 50 minutos, por exemplo e descansar 10 – para distensionar. Além disso, você pode praticar a atenção plena (mindfulness) através de meditações guiadas.

2 – Definir momentos para relaxar.
Você pode fazer isso após 3 blocos de 50/10 mencionados acima, dando uma pausa maior de 30 minutos, por exemplo. Ou ainda, realizando durante as atividades mesmo ao longo do seu dia expirações duas vezes mais longas do que suas inspirações. Isso estimula o sistema nervoso parassimpático, relacionado ao relaxamento e acalma a resposta do sistema nervoso simpático ao estresse de luta e fuga que balança os holofotes da atenção de um lado para o outro, em busca de recompensas e estímulos – às vezes inclusive negativos para você.

3 – Pense em coisas que o ajudam a se sentir mais seguro.
Observe que provavelmente você está em um ambiente seguro, com recursos dentro de você para lidar com o que quer que aconteça. Abandone o que não possui evidências factíveis (medos, ansiedades, angústias) e foque no que você vai fazer hoje, amanhã, no fim de semana e ao que você é grato em sua vida (pessoas, experiências, crenças).

4 – Reflita sobre experiências positivas e lições que está aprendendo.
Lembre de e/ou crie situações que possa saborear e registrar as experiências e as lições que auxiliem você a viver uma vida mais alegre, realizada, de acordo com os seus objetivos atuais e futuros.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.