5 Erros que Vão Te Levar à Demissão

5 Erros que Vão Te Levar à Demissão

Neste artigo eu listo os erros mais comuns que as pessoas cometem no mercado de trabalho e que as levam à demissão. Veja a lista e analise se está cometendo alguns deles e simplesmente mate-os antes que eles matem a sua carreira!

Erro #1: Trabalhar sem planejamento

Imagine que você chegue no trabalho e tem emails para ver, reunião para ir e alguns projetos para tocar. Você chega e trazem um pepino para você. Algo aconteceu e você precisa resolver naquele minuto. Você vai lá, resolve e já está em cima do horário da reunião. Você almoça e meio dia já passou. Você resolve ver os emails e acaba ficando tempo demais respondendo. Chega ao fim do dia e nada foi feito.

Existem milhares de outras possibilidades, você pode pular de reunião em reunião e não resolver ou fazer nada, porque a reunião foi mal planejada pelos responsáveis… Você pode estar em uma empresa sem planejar a sua carreira e quando vê, alguém que está há menos tempo que você já ganhou várias promoções e você continua no mesmo lugar.

Você ou um amigo é mandado embora da empresa e não sabe o que fazer. Aposentou, e agora que as contas não batem? Isso é falta de planejamento.

Erro #2: Não limitar as conversas paralelas e whatsapp

Imagine que a empresa é sua. Você chega e todos estão conversando. Os que não estão de bate papo estão no celular. O que você sente? O que você pensaria em fazer?

Ok, você pode até ser discreto, mas alguém pode dedurar você ou ainda, pegar “de surpresa” e a disfarçada não ser convincente. Pior ainda será, se você estiver de fofoca, cuidando da vida dos outros ao invés da sua! Você quer conversar? Marque com as pessoas um almoço, um happy hour.

Quer ler as conversas no celular, estipule 50 minutos de produção e 5 minutos de “diversão” por hora. E nada de intrigas, você não é mais criança. Trabalho é trabalho e a conversa e as distrações devem ser moderadas, ponto. A não ser que sejam importantes para o trabalho.

Se não está afim, o que te impede de sair de onde você está e fazer outra coisa? Aí você pode me responder: Pagar as contas. Até quando você vai viver triste e com medo? Até quando você vai usar o seu precioso tempo dessa forma miserável e prejudicial a si mesmo e aos outros?

Erro #3: Parar no tempo

Os dias não são iguais, nem você é o mesmo. Então se atualizar é imprescindível para que você acompanhe as mudanças do mundo, do seu negócio e da sua área de atuação.

O mundo vai continuar girando e, se você parar, você vai ficar para trás. Mexa-se com moderação e reflita sobre as suas escolhas para decidir o que realmente será importante para você.

Erro #4: Esquecer do resto da vida

Há pessoas que fazem muito bem o seu trabalho, mas ficam horas extras esquecendo de outras áreas da vida. Isso é dizer não à sua vida, à sua saúde, aos seus relacionamentos com a sua família, aos seus amigos e lazeres…

Em algum momento isso vai causar frustração e vazio à você. Você vai começar a se sentir inseguro nas demais áreas da vida, ter vergonha de falar com um filho, não saber se relacionar mais com a esposa, não saber do que você gosta, simplesmente porque esqueceu de si e viveu pelo trabalho.

O problema é que isso pode parecer positivo para a sua carreira, mas no longo prazo torna você uma pessoa mais amarga diante da vida e, conseqüentemente, isso não traz bons resultados na sua vida profissional.

É preciso cuidar de todos as áreas da vida para que tenhamos uma vida realmente próspera. E há estudos que comprovam que as pessoas que vivem mais e melhor possuem bons relacionamentos. Relacione-se e viva para além do ambiente de trabalho.

Erro #5: Se desvalorizar

Com medo de se colocarem, muitas pessoas aceitam o que vier. O salário abaixo do que merece, o abuso de autoridade do superior, não aceita elogios – fica com vergonha ou justifica os fatos, como se realmente não fosse especial.

Há muitas maneiras de se desvalorizar e isso acaba levando você a ficar inseguro, com baixa autoestima e autoconfiança para alcançar melhores resultados para você e para a empresa. Você tem o direito de dar a sua opinião, de se colocar, pedir, dizer o que sente ou pensa. Isso faz parte da sua liberdade individual.

Cuidado com a agressividade ou com a passividade. Esses dois extremos não são admiráveis e só trazem problemas para você em seus relacionamentos com você mesmo, com os outros e com a sua carreira. Busque ser mais assertivo e firme.

Lembre-se que a sua carreira é resultado de muitas horas de desenvolvimento, trabalho, dedicação.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

E lembre-se: A sua carreira precisa ser lapidada, assim como um diamante.

Portanto, na próxima vez que você olhar para a sua carreira, pense: “Agora será diferente!”

Agora é o melhor momento para você transformar o seu futuro. Faça das suas próximas escolhas profissionais as melhores que você já decidiu.

É hora de se libertar dessa prisão que você mesmo criou.

Um mundo inteiro aguarda ansioso pelos seus talentos.

Ultrapasse obstáculos, especialmente mentais, e faça acontecer.

Você é capaz de muito mais do que imagina, acredite.

Você deseja se desenvolver mais profissionalmente e mudar a rota que a sua carreira está tomando?

Gostou desse artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.>

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.