O Que é a Escuta Emocional?

Assim como a oratória é reconhecidamente importante no meio profissional, ou seja, você falar bem é uma habilidade social; a “escutatória”, saber ouvir, também é fundamental no dia a dia das nossas relações profissionais e pessoais.

A escuta intencional é quando você identifica um propósito (compreender o outro, aprender junto, curtir uma boa conversa, brincar, melhorar algo, apoiar, obter apoio). Se você presta atenção, resume, considera e reflete a respeito do que o outro diz, você está escutando bem. Caso contrário, se fica na defensiva ao ouvir um comentário, interrompe o outro, não entende suas boas intenções ou posições e busca afirmar apenas a sua, então você pode melhorar a sua escuta.

Aqui estão três maneiras de fazer isso:

– Ouça comentários e siga fazendo mais perguntas para demonstrar interesse, buscar esclarecimentos, ajudar o outro a ver melhor o que está acontecendo.

Exemplo: “Como foi? Como você conseguiu isso? Como você está se sentindo?”

Quando algo o incomodar, busque entender melhor como a pessoa pensa.

Pode ser que se surpreenda e, quem sabe, até o faça mudar de ideia. De todo modo, aceite as diferenças, ainda que não concorde.

Exemplos: “Me explica melhor o seu ponto de vista? O que levou você a pensar isso? O que você pensa sobre tal assunto?”

– Peça mais feedbacks às pessoas com quem você trabalha.

Podem lhe oferecer novas perspectiva, esclarecer situações e trazer aprendizados. Não se incomode com o que ouvir com relação a melhorias, entenda que faz parte do desenvolvimento de todos nós termos pontos a serem melhorados. Aceite a sua responsabilidade a respeito do que estão falando de você e empreenda nas mudanças para ser cada dia uma melhor pessoa e um melhor profissional.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.