10 brilhantes dicas sobre como se relacionar bem no trabalho

10 brilhantes dicas sobre como se relacionar bem no trabalho

Você já sentiu isso?

Uma dificuldade de se relacionar e se comunicar de forma que o outro entenda e que produza resultados positivos e rápidos no seu trabalho e nas suas relações profissionais?

Você não sabe o que, mas alguma coisa está dizendo que você falou besteira ou que você poderia se relacionar melhor com as pessoas com as quais trabalha. Afinal, você fica bastante tempo do seu dia trabalhando e seria ótimo se comunicar melhor e ter melhores relacionamentos.

Mas você não sabe como se relacionar melhor no trabalho.

Porque já interpretaram mal o que você disse, já comentaram que a supervisora foi grossa ou que fulano fala, fala e fala e não diz nada. Você tem medo de perder o emprego ou de viver sem relacionamentos saudáveis no trabalho – e até mesmo fora dele. Você tem medo das críticas e das consequências do que você diz ou deixa de dizer, da forma que fala ou age.

E acima de tudo?

Você tem medo de ser uma pessoa chata ou desinteressante, difícil ou fácil de lidar, séria ou alegre demais (irritante?), exageradamente superficial ou tão complexa ou profunda que dá sono.

Então, você sofre e não faz nada.

Você se esconde no seu emprego, na sua casa, se esconde de si mesmo, sendo quem você mais se odeia ou critica. Você não se dá bem com as pessoas, está infeliz no emprego e fica contando histórias a si mesmo dizendo que o tempo passou e agora já é adulto e que é assim mesmo. Que a vida fica mais séria, chata, difícil. Coloca a culpa na economia, na política, em quem dá “Bom dia” com um sorriso gigante no rosto e em quem aparecer pela frente, acreditando que você está fazendo a coisa certa, seguindo o caminho seguro.

Mas você está mesmo?

“Não”, uma voz bem calma dentro de você fala baixinho. “Não, isso tudo está muito, muito errado…”

Você conseguiu se identificar com essa história? Acredito que sim. Simplesmente porque ela foi feita pensando em você e nos outros 72% das pessoas que estão infelizes nas suas carreiras. Continue lendo o artigo e descubra como Mudar Sua Rota de uma vez por todas.

A solução: Desenvolvimento pessoal.

Não é simples assim. Embora sejam apenas duas palavrinhas, se desenvolver pessoalmente não envolve simplesmente ler livros, fazer cursos e treinamentos. Isso não importa muito se você não é um profissional da área, na verdade. O que importa é você passar por um processo de redescoberta de si mesmo, compreender porque você faz o que você faz e porque está sofrendo. O autoconhecimento traz a clareza necessária para a mudança acontecer.

Para se comunicar melhor com os outros, é necessário primeiro se comunicar bem consigo mesmo.

Então, agora que você sabe a solução, não se desespere em uma busca desenfreada para solucionar o problema de qualquer jeito. Sei que pode ser difícil ter calma nesse momento, mas é preciso parar e pensar para se planejar e agir da melhor forma para você alcançar os seus objetivos.

Mas o melhor de tudo é que há mais informação para vir.

Você leu até aqui e vai ficar sem as 10 dicas brilhantes sobre como utilizar a linguagem e a comunicação ao seu favor no trabalho? Não, não é?

Logo, leia abaixo as 10 dicas, mas saiba que da mesma forma que você pode ler um livro de medicina e ainda assim, não conseguir atuar como um médico, ler as dicas abaixo não farão de você um excelente comunicador ou uma pessoa que se relaciona super bem com os outros.

Para você conseguir aproveitar ao máximo o poder dessas dicas, use-as. Entre em ação e pratique. Salve essas dicas em algum lugar, como por exemplo compartilhando na timeline do seu facebook e coloque em prática. É válido também pedir às pessoas mais próximas a você darem um feedback(artigo 6 – em construção) sobre a nova forma como você está se relacionando.

Vamos às dicas:

1. Busque objetividade ao falar.

As pessoas estão dedicando um tempo para você que poderiam estar produzindo ou fazendo outras coisas. Seja objetivo, conciso. Diga o que realmente importa. E, caso queira contar uma história muito longa, você pode, por exemplo, perguntar para a outra pessoa se ela gostaria de ouvir.

2. Seja claro.

Você pode pensar antes de falar, ao invés de pensar enquanto fala. Esse processo de reflexão enquanto se expressa só deixa a comunicação confusa. Busque clareza na fala, saiba exatamente a mensagem que quer passar e passe. Simples assim. E tudo bem você parar e pensar, afinal você pensa, e não simplesmente reage ao mundo.

3. Utilize bem o feedback 

Conheça técnicas eficazes de feedback para não minar os seus relacionamentos profissionais, quando se poderia dizer o mesmo só que de uma forma mais eficaz.

4. Considere fortemente trabalhar as suas emoções.

Muitas pessoas se comunicam e se relacionam mal porque não sabem controlar a ansiedade, a impulsividade e a agressividade, por exemplo. Busque um profissional (um coach, por exemplo) para ajudar você a ter mais equilíbrio e controle emocional. E assine o Mude Sua Rota para mais dicas transformadoras de desenvolvimento pessoal.

5. Busque conhecer seus pontos cegos.

Como o próprio nome diz, você não consegue ver ou perceber. Solicite alguns feedbacks para que você possa melhorar a sua avaliação sobre si mesmo e buscar as melhorias necessárias. E se ainda assim, for difícil mudar e melhorar, busque um profissional. Não perca o seu tempo batendo a cabeça à toa.

6. Coloque metas para si mesmo e as cumpra.

No trabalho você já tem algumas metas, o que impede você de criar as suas metas pessoais? Uma primeira meta pode ser convidar alguém para almoçar hoje mesmo, por exemplo. Outra pode ser falar um pouco mais alto ou sorrir enquanto fala a partir de agora. Você determina o seu ritmo e as qualidades que você admira em um ótimo profissional e quer desenvolver. Cumprir as metas que você estabelecer lhe trarão mais confiança e energia para se desenvolver ainda mais.

7. Aprenda mais sobre liderança.

Você é líder de si mesmo e precisa desenvolver esta mentalidade, ou seja, essa forma de pensar, para que você aprimore suas habilidades na comunicação diária com os demais. Ser líder é ser confiante e transmitir essa confiança entre os outros líderes e liderados. É, por exemplo, incentivar ao invés de mandar. Saiba mais sobre como ser um melhor líder nesse artigo.

8. Desenvolva a resiliência.

Ser resiliente é não se deixar abater pelas dificuldades e estresses corriqueiros. Isso mina a sua linguagem corporal, faz mal a sua saúde e só traz prejuízos. Ninguém quer estar perto de alguém estressado e negativo. Compreenda que você pode ser o seu melhor a cada momento e, sendo assim, o que você pode fazer, você está fazendo. E a sua equipe também. Se não está agradável, entre em ação para mudar, mas não reclame ou se estresse focando no problema. Isso não vai ajudar em nada. Pare e pense em soluções.

9. Saiba que você é uma peça fundamental na sua empresa e no mundo.

Há pessoas que, por se sentirem menores ou até mesmo melhores que outros líderes, emburram a cara ou trabalham aquém da sua capacidade. Você é empreendedor de si mesmo e ali na empresa você está cuidando do seu networking e do seu desenvolvimento profissional, emocional e intelectual. Ninguém é melhor do que ninguém, mas ser uma pessoa melhor consigo mesmo, com os outros e a carreira, através de uma postura mais positiva e realista, no sentido de estar aberto para contribuir e crescer junto, é fundamental. O mundo precisa dos seus talentos, não da sua negatividade.

10. Se aceite como um ser único e imperfeito, mas não pare de buscar a excelência no que ama e faz.

Eu espero que você ame o seu trabalho. Mas se não ama, este é o seu trabalho e é o que você faz. Você pode buscar melhorar ou mudar. De qualquer forma, você é uma pessoa única em suas capacidades, características e habilidades. Ninguém é perfeito. Abrace a sua vulnerabilidade e imperfeição e dê o melhor de si, sempre, sabendo que você é especial. Só você é você.

Ah, e não se esqueça: Agora é a melhor hora para você criar um comprometimento consigo mesmo. Faça da sua próxima interação profissional a melhor que você já teve. E desenvolva os seus relacionamentos no trabalho. Isso vai contribuir para que você tenha uma vida mais feliz.

Acredite em você, não aceite desculpas e faça acontecer.

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